top of page

O que Ă© MOOC?

     Optamos por trazer esta informação por termos na ideia de MOOC a instigadora da criação do que concebemos como POMAR. Ou seja, foram os estudos sobre MOOC e Educação Aberta, integrados Ă s pesquisas desenvolvidas por nĂłs, no GRUPAR, que nos levaram a propor ambientes, espaços de aprendizagem como o POMAR.

 

     Mooc - Massive Open Online Course - Ă© um tipo de curso online aberto que tem como objetivo oferecer materiais de aprendizagem para um nĂșmero irrestrito de participantes. Ele Ă© baseado na teoria Conectivista, que fomenta a produção e compartilhamento de conhecimentos e, tambĂ©m,  na ideia de Educação Aberta.

        O primeiro MOOC registrado foi criado em 2008, por Siemens e Downes, denominado MOOC – Connectivism and Connective Knowledge. De acordo com Lane (2012) citado por Mattar (20013), existem trĂȘs tipos de MOOC: baseados em rede, atividades e conteĂșdo.  

       JoĂŁo Mattar, professor da PUCSP, esclarece que "um MOOC (Massive Open Online Course) Ă©, como a prĂłpria sigla indica, um curso online (que utiliza diversas plataformas web 2.0 e redes sociais), aberto (gratuito e sem prĂ©-requisitos para participação, mas tambĂ©m sem emissĂŁo de certificado de participação) e massivo (oferecido para um grande nĂșmero de alunos e com grande quantidade de material)".

      A proposta de colaboração Ă© considerada sua essĂȘncia, bem como a utilização de objetos de aprendizagem e tambĂ©m os REA.

        "Assim, como afirmam McAuley, Stewart, Siemens e Cormier, em Massive open online courses: digital ways of knowing and learning, o MOOC se constrĂłi pelo envolvimento ativo dos alunos que auto-organizam sua participação em função de seus objetivos de aprendizagem, conhecimentos prĂ©vios e interesses comuns. Nesse sentido, possuem pouquĂ­ssima estrutura, quando comparados com cursos online oficiais e formais, que muitas vezes começam com o conteĂșdo e atĂ© as atividades prontos – a ideia Ă© que o prĂłprio programa emirja das interaçÔes entre seus participantes".

        (Trechos extraĂ­dos do site "De Mattar" do Prof. JoĂŁo Mattar).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar para a pĂĄgina inicial

P.O.M.A.R DocĂȘncias Grupar UFJF

bottom of page